HOME

 

                         ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BIOGÁS E METANO

                       ABBM

                                  sábado, 22 de março de 2014

p

Quem somos  Diretoria  Origem 

 Eventos  Contato  Notícias  Associados  BIOGÁS  METANO
 

Embrapa lidera esforço para harmonizar metodologias de pesquisa sobre biogás

 

Concórdia, SC, 07 de Março de 2014 - A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem liderando um esforço de harmonização das metodologias utilizadas por instituições de pesquisa no país para estudar a geração de biogás. Por meio da Rede BiogásFert e do Laboratório de Estudos em Biogás, em parceria com a Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIBiogás-ER), a Embrapa realizará durante 2014 duas rodadas do Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia, que reunirá profissionais de 18 laboratórios espalhados pelo Brasil que desenvolvem pesquisas sobre biogás. A confirmação de presença no Interlaboratorial deve ser feita até 10 de março.
De acordo com o pesquisador Aírton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves, o Interlaboratorial deverá produzir como um de seus principais resultados a criação de uma base nacional de dados sobre pesquisas em biogás. “Assim, será possível entender o que já fizemos nesta área no Brasil, uniformizar o conhecimento adaptado às condições brasileiras e comparar nossos dados com bases científicas internacionais”, explicou Aírton.

Na prática, essa organização do conhecimento permitirá no futuro que as instituições de pesquisa nacionais apontem soluções mais completas para os desafios existentes ao uso do biogás no país.
O Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia pretende também melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvam atividades de pesquisa sobre biogás, apontar parâmetros de desempenho individual de laboratórios para os ensaios propostos, monitorar o desempenho dos laboratórios, disponibilizar informações para a identificação e solução de problemas analíticos e agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios.
A participação no Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia é voluntária e sem custos para os laboratórios convidados. A confirmação de participação deve ser enviada à Embrapa Suínos e Aves até dia 10 de março com o formulário “Cadastro para interlaboratorial (BiogasFert)” para o e-mail ricardo.steinmetz@embrapa.br ou pelo fax (49)3441-0497. Num primeiro momento, a harmonização de metodologias será feita por meio do intercâmbio de amostras, que serão enviadas pelos laboratórios que aceitarem o convite. As amostras serão coletadas na primeira rodada entre abril e junho e na segunda rodada entre setembro e novembro. Posteriormente, a Embrapa pretende organizar um evento para apresentar os resultados das duas rodadas de intercâmbio de amostras, consolidando a aplicação de metodologias para cada situação. Fonte: Avisite.com.br